sábado, 11 de agosto de 2012

Como Fazer um PIM- Projeto Integrado Multidisciplinar

Na Universidade Paulista- UNIP os alunos dos Cursos Superiores de Tecnologia tais como Processos Gerenciais, Gestão Financeira, Tecnologia da Informação, Gestão de Recursos Humanos, etc, além do TCC ao final do curso precisam entregar trabalhos periódicos de acordo com o as normas da ABNT. 


Cada Universidade dá um nome diferente a este projeto que engloba as matérias do semestre ou bimestre dependendo do curso. Na Universidade Paulista o Projeto Integrado Multidisciplinar é chamado de PIM e para os alunos que precisarão passar por essa experiência para obterem seus diplomas, deixo algumas dicas para fazer o PIM- Projeto Integrado Multidisciplinar. 

1º Passo: Encontrar um Grupo Comprometido 

É extremamente difícil encontrar em sua turma pessoas que estejam comprometidas com o curso superior, principalmente no 1º período onde a maioria dos calouros acha que faculdade é festa e bagunça. Caso não encontre outros graduandos comprometidos, faça o trabalho sozinho. Vai ser mais complexo, mas antes só do que mal acompanhado. 

2º Passo: Estudar as matérias que serão intercaladas no PIM 

O PIM- Projeto Integrado Multidisciplinar que será apresentado como exemplo, obteve nota máxima no Curso Superior de Gestão em Recursos Humanos e abrange as disciplinas: Gerenciamento de Pessoas, Suprimento de Mão de Obra e Dinâmica das Relações Interpessoais. É apenas um exemplo para auxiliar. O PIM que será apresentado contém apenas os itens obrigatórios pela ABNT na formatação do Projeto. A cópia pode ocasionar em plágio e consequentemente reprova no PIM se o seu professor conhecer esse artigo na internet. No meu caso, eu organizava os textos dos meus PIMs de acordo com o que eu anotava enquanto o professor explicava na aula. #ficaadica


3º Passo: Conhecer a Associação Brasileira de Normas Técnicas- ABNT e saber aplicá-la ao Word

Para esse passo especificamente consulte o Blog do Emmanuel Cassio Oliveira de Souza, que explica direitinho como aplicar as Normas da ABNT no seu trabalho. Eu aprendi com ele que também se formou em Administração/Gestão. 

4º Passo: Capa 

Na capa identifique conforme solicitado pela ABNT a Universidade, localização, tipo do trabalho acadêmico, bem como nome da empresa analisada. Nos PIMs o aluno precisará realizar juntamente com seu grupo uma visita técnica à certa empresa para conhecer os pontos desenvolvidos no Projeto Integrado Multidisciplinar. (Capa – nome(s) do(s) autor(es), título e subtítulo, local e ano de depósito).
  


5º Passo: Contra Capa ou Folha de Rosto  

É semelhante a capa, mas acrescenta identificação do grupo, Curso, Registro Acadêmico
(RA) dos alunos do grupo, ano e Campus Universitário. 


6º Passo: Resumo do trabalho e Resumo em idioma estrangeiro

O Resumo deve conter as principais características do seu Projeto Integrado Multidisciplinar e ser formatado em parágrafo único. Além da página do Resumo em português o grupo deve dedicar mais uma página (posterior) com o mesmo Resumo traduzido em inglês ou espanhol. Para isso utilize um consultor fluente no idioma selecionado ou consiga auxílio com o Google Tradutor. No caso do Google Tradutor o aluno terá que ir traduzindo frase a frase, pois se copiar e colar o texto todo, o Tradutor pode se desvencilhar do sentido. No final dos dois resumos devem ser mencionadas três palavras- chaves. 




   7º Passo: Sumário 

O Sumário deve conter todo os títulos e subtítulos do trabalho e as respectivas páginas a serem encontradas. O Word consegue posicionar todos os capítulos e demais destaques do trabalho sozinho, mas isso renderá algumas horas de atenção (vídeo aula sobre como formatar um sumário automático no Word). Se quiser verificar como fazer sumário com link direto no Word consulte o Blog do Emmanuel Cassio Oliveira de Souza. Caso deseje realizar um sumário dentro das normas da ABNT, porém mais simples, utilize o meu exemplo abaixo. 


8º Introdução

Elabore um texto convidativo a leitura de seu Projeto Integrado Multidisciplinar. Repare que à partir dessa etapa do trabalho todas as folhas devem estar numeradas, mas dá um trabalhão numerar as páginas só à partir da Introdução. É necessário formatar o texto com quebra de sessão, saiba como clicando aqui.  Se sua internet for um pouco lenta essa dica poderá ajudar.


9º Passo: Desenvolvimento dos Capítulos

O desenvolvimento dos capítulos deve obedecer às solicitações dos professores que ministraram as matérias. Exemplo, se o professor pediu para elencar os principais pontos de administração da empresa, será necessário um capítulo para esse assunto. 


No desenvolvimento os alunos terão que realizar citações de livros que foram referência pra o trabalho (obrigatórias). Exemplo: Do livro "Desperte seu poder pessoal" do autor Villela da Matta eu utilizei a frase  "O mundo moderno exige que cada pessoa possua praticamente todas as qualidades normalmente atribuídas a um líder, tais como otimismo, energia, influência, empatia, motivação, capacidade de lidar com problemas" Depois de concluir a frase, tive que colocar no texto do meu trabalho, de onde retirei tal frase: (Villela da Matta, 2005, p.54). Para fazer citação sugiro que esteja com o livro em mãos, não extraia da internet, porque depois terá que mencionar o livro, autor, editora e local nas referências do PIM. A ilustração abaixo é a página 9 do PIM onde eu faço uma das citações. Tome como exemplo. 


O Projeto Integrado Multidisciplinar PIM apresentado, possui 19 páginas. Todas as páginas do projeto poderão ser ampliadas para leitura, basta clicar com o botão direito do mouse e abrir em nova guia, nova janela, para ampliar as ilustrações. 

10º Passo: Conclusão 

A Conclusão deve conter argumentos razoáveis e conclusivos, além de sugestões que possam propor melhorias para a empresa analisada. Cuidado com a coesão do texto. Não se estenda muito. Mais vale um texto objetivo nesse caso do que uma dissertação poética. Importante: O trabalho todo deve ser desenvolvido de forma dissertativa, não use frases como "Acreditamos que..., Acho que..., Entendemos que... Entendo que..., etc" não escreva na 1ª pessoa do singular (Eu) ou na terceira pessoa do plural (Nós). Ser dissertativo é ser imparcial como se estivesse narrando o texto. Quando for opinar use frases como "É razoável dizer que a empresa..."


Passo Final: Referências 

Nas Referências, as Normas da ABNT exigem que o nome do autor seja mencionado de forma invertida, separado por vírgula. Por exemplo, Autora Evelyn Castilhiano Valim será referenciada como Valim, Evelyn, Castilhiano. Logo depois vem o título da obra, ponto final, localização, dois pontos, editora da obra, vírgula, data da obra, ponto final e paginação (número de páginas do livro com p de página), ponto final. Veja na prática:

  


  

16 comentários:

  1. Muito bom vou estudar obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  2. Nosso grupo estavamos todos preocupados,pois iniciamos este ano, e ainda não tinhamos nenhuma instrção. Obrida valeu.

    ResponderExcluir
  3. Está muito difícil para fazer um trabalho como esse, pois não tenho tempo suficiente. Mas obrigada pela ajuda!
    foi fácil conseguir que a empresa falasse assuntos da sua política?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eu procurei uma empresa que tem visão contemporânea de administração. A empresa abriu as portas ao meu grupo, nos dando acesso às respostas para as questões abordadas no projeto.

      Você precisa procurar empresas que não vejam problema em auxiliar estagiários, aprendizes. A própria faculdade pode indicar. Os empreendedores visionários gostam de ceder informações da empresa afim de receber novas idéias dos estudantes,bem como dicas de quem está estudando o empreendimento na teoria, sem o estresse da prática. Enfim a empresa tem que ver vantagem em auxiliar no trabalho.

      Excluir
  4. Muito boa a explicação e passo a passo de como redigir estre projeto. Estava em dúvida e ficou bem esclarecido pra mim. Obrigada e Parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, deu para esclarecer quase tudo. Vou começar o curso de graduação esse ano, e já estava preocupada com tantos projetos que vou estudar.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom meu caro amigo, estou na reta final do curso processos gerenciais, e tenho que entregar amanhã dois pim de dp especial, vou rever todo meu trabalho, esta noite.
    Eu fiz encima de pesquisa, eu copiei muita coisa da internet porem no final do texto eu coloquei fonte do texto. ohsadopashdad referindo o site.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite estou satisfeita com que vi e digo que já estava entrando em pânico pois eu não sabia nem por onde começar.
    Valeu pela dica e que DEUS lhe abençoe e continue assim ajudando seu próximo que DEUS lhe dará a recompensa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, a recompensa já veio. Vocês precisam saber o quanto me faz feliz ajudar um pouquinho na graduação de vocês. Eu tirava boas notas no PIM e ajudava meus colegas de curso. Tinha meninas, colegas minhas que chegavam a chorar, querer desistir. Foi então que resolvi fazer este post, já que eu não poderia ir à casa de todos para ajudar. Deus abençoe e jamais, jamais mesmo, desistam de seus sonhos

      Excluir
  8. adorei suas dicas,estava meio perdida mas agora encontrei um rumo para seguir. obrigada!

    ResponderExcluir
  9. EXCELENTE, AGORA JÁ DÁ PARA COMEÇAR A FAZER O PIM.

    ResponderExcluir
  10. ola, eu ainda nao estou conseguindo entender, como eu vou integrar as materias no assunto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você precisa desenvolver, de maneira dissertativa, tudo o que aprendeu em sala de aula, mas fazer isso escrevendo sobre a empresa, dando sugestões durante o texto

      Excluir
  11. achei ótimo e bonito da sua parte fazer essa matéria. Estou cursando gestão financeira em ead, mas as dúvidas que tenho para tirar fica muito complicado pelo fórum ou pelo polo. Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir