domingo, 20 de novembro de 2011

As mudanças no Seguro Desemprego determinadas no Governo Dilma


O Seguro Desemprego conquistado pela classe trabalhadora está sofrendo mudanças no Governo da Presidente Dilma Rousseff. A princípio o intuito é recolocar o desempregado no mercado de trabalho. Quando o trabalhador dá entrada no benefício automaticamente ele é cadastrado no programa de recolocação local do município,que buscará uma vaga de emprego de acordo com o perfil do candidato.


A verdade é que essa decisão foi tomada pelo governo para reduzir custos com o benefício. Muitos trabalhadores exercem serviços informais enquanto recebem Seguro, o que o Governo julga ser errado. Com os novos parâmetros, as vagas oferecidas ao candidato serão formais, ou seja, com registro em carteira. Se a pessoa recusar as vagas propostas por três vezes o benefício do seguro desemprego será suspenso.

Esse método é bem intencionado, prevê redução de gastos, mas será que as vagas oferecidas serão realmente um auxílio ao candidato?! 


Ele trabalhará por três meses em regime de experiência. Se a empresa dispensá-lo nesse período, ele terá perdido o seguro anterior a que tinha direito e não poderá receber do emprego atual porque não terá tempo trabalhado. 


Resumindo... Se na condição de pai de família ele se aventurou numa vaga proposta e não teve êxito, vai ter que se virar para sustentar a família sem nenhuma renda. E quem foi beneficiado com essa história?


Além do que, ninguém divulga que as vagas propostas são de acordo com o salário anterior e com o perfil do antigo emprego. Geralmente as pessoas procuram o progresso, visto que se o emprego novo for exatamente  igual ao anterior não durará muito tempo. Por algum motivo a empresa anterior desligou esse funcionário, um dos motivos pode ser que ele não correspondia às expectativas do cargo. Será que ele vai corresponder às expectativas de outra empresa no mesmo cargo?!



Já que o governo deseja economizar em benefícios concedidos ao povo, porque não economiza extraindo o Auxílio Reclusão, onde o indivíduo possivelmente matou, roubou e como o coitadinho está preso, sem poder trabalhar, recebe cerca de R$ 810,18 por filho dependente ? Imagina, o cara possui 5 filhos, e olha que bandido raramente tem um filho só, neste caso o Auxílio Reclusão desse preso é R$ 3.991,50 por mês para ajudar a esposa ou quem era dependente dele antes de ser preso e agora está com a guarda das crianças. 



Pois é e ninguém está se preocupando se o beneficiário aqui fora vai realmente utilizar esse dinheiro com os filhos para então suspender o benefício em caso negativo. Antes se preocupa em investigar se um trabalhador qualquer vai praticar serviços informais para receber ao mesmo tempo as "fortunas" do Seguro Desemprego. Se ele estiver fazendo isso, com certeza é porque  se com salário do outro emprego já estava difícil imagine com 70% dele?! Pelo menos não está matando os outros pais de família em assaltos à mão armada. 

Rebelião

Não acredita no Auxílio Reclusão? Realmente é inacreditável. É um Benefício Previdenciário previsto na Constituição (art. 201, IV) e no art. 80 da Lei 8.213/91


Vale lembrar que para receber Seguro Desemprego e ou Auxílio Reclusão é necessário ser um segurado (contribuinte mensal da Previdência Social). Que bom! Isso ameniza os fatos, pois não são todos os presos que receberão o Auxílio Reclusão, só aqueles que trabalhavam e resolveram se converter em bandidos depois. 


Já aqueles que sempre foram bandidos desde a infância quando eram menores infratores, não receberão o tal auxílio, somente comerão, beberão e usufruirão do que o Governo retira do trabalhador para manter os presídios. Puxa! Menos mal mesmo, acabemos de uma vez com o Seguro Desemprego! Se a renda do trabalhador não der, ele terá que virar bandido ao invés de trabalhar informalmente para completar a renda com o Seguro Desemprego e finalmente receberá o que lhe é de direito quando virar um preso- O Auxílio Reclusão.  





PRESÍDIO
Você passa a maior parte do tempo numa cela 5×6m.


TRABALHO
Você passa a maior parte do tempo numa sala 3×4m.


PRESÍDIO
Você recebe três refeições por dia de graça.






TRABALHO
Você só tem uma, no horário de almoço, e tem que pagar por ela.


PRESÍDIO
Você é liberado por bom comportamento.


TRABALHO
Você ganha mais trabalho com bom comportamento.


PRESÍDIO
Um guarda abre e fecha todas as portas para você.


TRABALHO
Você mesmo deve abrir as portas, se não for barrado pela segurança por ter esquecido o crachá.


PRESÍDIO
Você assiste TV e joga baralho, bola, dama…


TRABALHO
Você é demitido se assistir TV e jogar qualquer coisa.


PRESÍDIO
Você pode receber a visita de amigos e parentes.


TRABALHO
Você não tem nem tempo de lembrar deles.


PRESÍDIO
Todas as despesas são pagas pelos contribuintes, sem seu esforço.


TRABALHO
Você tem que pagar todas as suas despesas e ainda paga impostos e taxas deduzidas de seu salário, que servem para cobrir despesas dos presos…


PRESÍDIO
Você tem todo o tempo para ler piadinhas.


TRABALHO
Ah, se te pegarem…


TEMPO DE PENA
No presídio, eles saem em, no máximo, 15 anos.
No trabalho você tem que cumprir 35 anos, e não adianta ter bom comportamento…

7 comentários:

  1. Essa lei é RIDÍCULA!!!! Infelizmente o Governo não faz pesquisa pra saber se valerá a pena ou não.... Já implantam pra ferrar a todos msm! afff

    ResponderExcluir
  2. sinceramente Presidenta Dilma pensei q/daria continuidade aos projetos do Lula,infelizmente acreditei e votei em te.

    ResponderExcluir
  3. Onde se paga este valor de auxíio reclusão? Conheço alguns familiares de presos e nenhum recebe mais que 01 salário mínimo por família. RECEBE PORQUE NOSSA CONSTITUIÇÃO PRECONIZOU QUE "NENHUMA PENA PASSARÁ DA PESSOA DO CONDENADO". FICA MAIS BARATO DAR DE COMER A UMA CRIANÇA FILHO DE PRESIDIÁRIO, QUE PRECISAR CONVIVER COM MAIS UMA VÍTIMA DOS ABSURDOS SOCIAIS QUE ACONTECEM NÃO SÓ NO BRASIL MAS EM TODO O MUNDO. É UMA TENTATIVA DE ACERTAR MUITO LOUVÁVEL. E OUTRA COISA - PREOCUPA NÃO POIS APESAR DE TER QUE SUSTENTAR FILHO DE PRESO AINDA SOBRA DINHEIRO PARA PAGAR CRIMINOSOS MT MAIS PERIGOSOS QUE ESTES, CUJOS FILHOS PRECISAM DO SALÃRIO RECLUSÃO. SÃO VALORES TÃO ALTOS QUE SÃO ROUBADOS EM NOSSO GOVERNO QUE PROVAVELMENTE ESTES LADRÕES JAMAIS IRÃO PARA A CADEIA.
    SÓ PARA ENTENDER - SE CADEIA É TÃO BOM PORQUE NINGUEM QUER IR OU FICAR LÁ?

    ResponderExcluir
  4. As opiniões são realmente divididas. É bom conhecer uma idéia a favor do auxílio reclusão, mesmo que anônima, é realmente um paradoxo.

    O que a gente coloca não é que a cadeia é boa. A questão é que não é cobrada, sai do bolso do cidadão e as verbas retiradas vão em sua maioria para o bolso do governo. Os presos poderiam trabalhar e levantar a renda necessária para seus familiares, ao invés disso ficam com a mente vazia para comandar facções de dentro dos presídios.

    Você provavelmente não viu as pessoas que conhece receberem o auxílio reclusão porque talvez estas não eram contribuintes da Previdência Social. Só recebe o benefício nessa quantia quem já for segurado antes do crime que o levou à condenação.

    Os presos precisam de reabilitação, de motivação, saída, para que seja edificada uma nova personalidade. É certo que as crianças, os filhos, não podem pagar pelo erro de seus pais, mas se o pai não trouxe um sustento honesto enquanto estava livre, será dado este sustento pela Previdência? Pois é a redução de custo está errada. Não tem que reduzir custos no governo com Seguro Desemprego do trabalhador, é uma vergonha. Querem reduzir até com o auxílio doença do trabalhador. O cara contribui a vida inteira para a Previdência Social e acontece como com meu tio, que teve paralisia no braço por um acidente de caminhão (ele era registrado) quando a empresa encaminhou ele para aposentar-se por invalidez o médico perito disse que o braço estava totalmente paralisado, mas era só ele continuar trabalhando com o outro, não caracterizava invalidez. Tudo para não ter o custo de aposentar um cara ainda novo, dirige o caminhão com o braço bom horas!


    Tá aí essa e outras reduções de custo do governo, é sempre com o palhaço do trabalhador. Se cadeia é boa ou ruim eu não sei porque nunca estive lá, mas que não causa nenhum pouco de medo, isso é certeza. Se no Brasil fosse como é no Afeganistão, que eles têm as mãos amputadas quando roubam, não concordo com essa método quero deixar claro, teria menos assalto, afinal todos têm medo de serem mutilados.

    Quem acha legou reduzir custo com os direitos do trabalhador é só quem não trabalha.

    Preso também tem direitos humanos, mas não precisa receber benefício porque não trabalha como nós por anos para em fim ser mandado embora e não ter nem direito de receber um benefício determinado há anos atrás.

    Na verdade, benefício nenhum pode ser retirado, redução de custo deve ser no planalto, nos furtos explícitos, como a opinião anterior do anônimo descreve. Fizemos apenas uma analogia entre os auxílios.

    ResponderExcluir
  5. Se tiver que reduzi que reduza com os presos ao invés do trabalhador. Tá cada vez mais difícil ser honesto nesse Brasil, bora roubar e vende droga que rende mais, trabalha inserto com carteira assinada porque?

    ResponderExcluir
  6. Aqui eu sou mesmo roubado essa é a palavra correta a ser usada.

    ResponderExcluir
  7. Novas sobre o Seguro Desemprego:

    Percebendo o dano que causaria ao trabalhador, o Governo Dilma colocou uma atenuante no sofrimento. Se caso o cidadão trabalhar numa empresa em caráter de experiência e for dispensado, ele pode retornar ao local onde deu entrada no seguro desemprego com a via marrom concedida anteriormente e voltar a receber as parcelas suspendidas durante o registro da experiência que não deu certo. Esse procedimento vale também para serviços temporários com anotação em carteira profissional. Mas como tem sempre um "porém"... Se o trabalhador for registrado ainda à receber o seguro desemprego e extrair o mesmo, ou seja, sacar a quantia, o valor será descontado na próxima vez que ele for receber o seguro desemprego (vai ter que devolver a parcela que recebeu)

    ResponderExcluir