sábado, 22 de janeiro de 2011

O que é realmente Erudito ?


As pessoas se baseiam na instrução e impetuosamente costumam dizer que um ancião, criança ou indivíduo com menor poder aquisitivo não possui conhecimento. Sabedoria não é aritmética e nem gramática. Pessoas que mal conhecem o próprio idioma são mais eruditas do que um doutor em muitas ciências. Buscar expressões menos populares para expressar o que há de mais simples, pode aparentar beleza mas nem de longe traduz inteligência. 

Inteligente é aquele que conhece e compartilha com humildade experiências relevantes na vida. O indivíduo estuda medicina por longo período, porém um idoso outrora subjugado pela sociedade descobriu o poder de cura da fé e ervas campestres capazes de proporcionar matéria-prima para os remédios que sanam inúmeras doenças.   

O perfume agradabilíssimo da mansidão e humildade citado na bíblia é aquele que pode mudar as massas preconceituosas e amenizar o odor insuportável da soberba de muitos estudiosos que tentam provar através de argumentos que acham razoável e conclusivo que não há Deus. Estes são capazes de constatar os fenômenos físicos da mente, mas não compreendem o significado de milagre.

Erudito é a criança que ajuda em casa trabalhando e rejeitando sua infância. É aquele que assume os erros diante do duro castigo que se dará à seguir. Erudito é o pai que sem graduação, dedica alguns instantes para ensinar o valor do agradecimento de uma refeição ao filho. Erudito é quem consegue ver o belo em minúcias da vida. Erudito é o ser que deu Sua vida por aquele que um dia diria que Ele nunca existiu.  

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu peddi pra duuas pessos siguiirem o bloog ♥

    ResponderExcluir
  3. Erudito, para mim, é todo aquele que busca respostas. Aquele que estuda, que questiona, que reflete sobre a vida - um filósofo.
    "Os eruditos são aqueles que leram nos livros; mas os pensadores, os gênios, os iluminadores do mundo e os promotores do gênero humano são aqueles que leram diretamente no livro do mundo." - Arthur Schopenhauer

    Daniel Vieira.

    ResponderExcluir