segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Entrevista de Emprego


É impressionante como alguns empreendedores e profissionais da área de Recursos Humanos são desprovidos do bom senso nas entrevistas de emprego e processos seletivos. As perguntas são as mesmas, sem relevância alguma e extraídas de algum livro ultrapassado sobre relações interpessoais e outras fontes sem fundamento:



"Por que você quer trabalhar em nossa empresa?" O que o entrevistador espera que se responda é um conto da carochinha e elogios. Em verdade, o entrevistado sempre pensa: "Ora, eu quero trabalhar na empresa de vocês porque estou desempregado. Não só na de vocês como em qualquer outra que me der uma oportunidade".  


Alguns profissionais questionam sobre times, exigem atributos que não serão utilizados na vaga disponível, o que já desmotiva o candidato que na maioria das vezes era o que a empresa estava procurando e por exageros de critérios, perdeu. Com isso a empresa faz o entrevistado se auto-subestimar e pensando não ser capaz de assumir as atividades superestimadas pelo empregador, desiste no primeiro questionamento. Um bom exemplo são as vagas de telefonista que exigem inglês fluente sem que a empresa contratante tenha feito se quer um contato internacional em sua existência. 


Abaixo segue uma sátira com as abobrinhas que os entrevistadores utilizam nas entrevistas. É um clichê indispensável: "Qualquer semelhança é mera coincidência".



























Um comentário: