domingo, 25 de dezembro de 2011

A outra face do Natal


O Pensamento Erudito vai afundo procurando as duas faces ou várias versões de uma mesma história. Não apenas de maneira dissertativa, mas também crítica. O dia 25 de dezembro chega e ninguém ao menos se pergunta o que é comemorado, apenas se obedece uma tradição imposta por alguém no passado e se adere aos envolventes rituais natalinos.

O clima de harmonia e altruísmo


O Natal gera uma sensação de amor ao próximo e a família inspirado no nascimento do Senhor Jesus Cristo, porém vários estudos comprovam que esta data não confere. Um deles foi realizado pelo australiano Dave Reneke, divulgado pela "REDE BBC de Londres" no dia 09/12/2008. Não há princípios bíblicos ou científicos que informem categoricamente a data de nascimento de Jesus Cristo.

Papai Noel 


Visto que o nascimento de Jesus Cristo não é comemorado em nenhuma outra data, não há mal que seja lembrado em 25 de dezembro, o Natal. A palavra Natal vem de natalidade, nascimento. E o que associa com o bom velhinho Papai Noel? Por mais triste que seja, o Papai Noel nada mais é do que um usurpador do trono de Jesus Cristo. Ele é o símbolo real do Natal e não Jesus. Ninguém lembra de sacrifício, amor de Cristo, nada. É como se a cruz tivesse no ponto central o Papai Noel. Condicionar às crianças nessa crença não é um fundamento cristão,  nem da a igreja católica, evangélica, umbandista, candomblé, ou outra denominação. É uma opção que os pais receberam em inserir os filhos nesse ciclo vicioso e capitalista porque acreditam ser afável, angelical. 

A inspiração do Papai Noel 


Papai Noel teve sua imagem inspirada no Bispo católico Nicolau, endeusado como São Nicolau há séculos atrás por sua benevolência e outras boas virtudes. As cores da roupa da imagem de São Nicolau não eram as apresentadas hoje. Trata-se de uma adaptação da logomarca de uma empresa de bebidas líder no mercado da época que tomou proveito da imagem estilizando e atraindo às crianças ao consumo da bebida (como se fosse um mascote de propaganda). 

Significado do Natal: Presentes e Árvore de Natal

O Natal é até bíblico sim, mas não descreve a história de Jesus e sim de Ninrode. No livro de Gênesis 10:8-12 diz que Ninrode, filho de Cão, neto de Noé (da arca de Noé) e cujo o nome significa "ele se rebelou, rebelde" tornou-se um homem perverso. Revoltou-se contra Deus construindo a "Torre de Babel" e casando-se com a própria mãe, Semíramis.   

Torre de Babel

Após a morte de Ninrode, Semíramis semeou a lenda de que o espírito do filho-amante visitava uma árvore nascida da noite para o dia de um toco de madeira velho. Semíramis trazia presentes e colocava aos pés da árvore juntamente com o povo babilônico em todos os aniversários de Ninrode.  Desde então as gerações babilônicas plantavam árvores e seguiam o mesmo ritual. Idolatrado, o casal passou a ser chamado de "Rainha do Céu" e "Filho do céu" filho de Baal e deus-sol. No sistema da Babilônia Semíramis e Ninrode eram " a mãe e a criança" e após a conversão de Constantino, o imperador romano, ao catolicismo, passaram a se chamar a virgem e o menino (alusão maligna da virgem Maria e o menino Jesus).

Uma das representações de Semíramis e Ninrode


Por outro lado a árvore e as bolinhas significam a fertilidade. Os presentes são sinal de conserto entre os pares que prega a amizade e carinho, mas também são um "prato cheio para o comércio lotar os bolsos".  

Outros enfeites de Natal 


A botinha de Natal na janela faz jus ao Papai Noel. A chaminé, o gelo, lareira e outras referências natalinas são influenciadas pela globalização, já que em países da América do Norte faz frio na época de dezembro. Como o Brasil e outros países semelhantes adoram "copiar e degustar os enlatados americanos", aqui estamos nós, colocando os bonecos de neve como adorno de Natal.   

Acautelai-vos para que ninguém vos engane...
    

2 comentários:

  1. Eu novamente vi particularmente falando eu cresci sabendo que o natal era comemorado pra celebrar o nascimento de Jesus onde se é feita o presépio na igreja mostrando como foi que Jesus nasceu com os reis magros os animais que ali estavam e maria e José mais agora já nem sei mais por que como foi dito não tem fato data certa que comprove quando Jesus nasceu vi e você sabe me dizer qual é o significado do presépio se é certo o jeito que a igreja católica nos passa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiane, posso dizer que a igreja católica faz menção do nascimento de Cristo corretamente na data do natal, apesar do dia de nascimento de Cristo não ser comprovantemente em 25/12 de acordo com a bíblia. Como não há data separada para lembrança do nascimento do nosso Salvador Jesus Cristo, é lícito que se comemore em algum dia do ano. O presépio é uma cena representada por bonecos para que aqueles que acreditam em Jesus possam se lembrar do nascimento. Podemos montar presépios sim para comemorarmos que um alguém muito importante nasceu para morrer em nosso lugar. O que não devemos fazer é adorar imagens e esculturas, nem mesmo se for simbolicamente. O Senhor detesta idolatria. Eu particularmente não utilizo o presépio, pois acredito que a representação por imagem é sempre perigosa, nos induzindo em algum momento a idolatria. Êxodo 20:2
      Mais sobre idolatria na bíblia: http://www.bibliaon.com/idolatria/

      A melhor forma de comemorar o Natal é fazendo ações de Graças para Deus, não são necessários letreiros luminosos, bonecos ou símbolos.

      Bjs.

      Excluir