sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A palmadinha no filho virou crime


Mundo Canibal- “Bater de chinelo não, de Avaiana de pau, ensina as quinça, bate nas quinça, as quinça aprende na marra, ohhhh Avaina de pau, se não aprender morre”. Trata-se apenas de uma sátira, o Mundo Canibal é contra a violência infantil.  

O "Mundo Canibal" satirizou no vídeo acima (humor negro) a situação das crianças de antigamente que apanhavam às vezes futilmente para aprender as lições mais bizarras impostas pelos pais sádicos- "Eu aprendi que quando o Corinthians perde a culpa é minha" 

A palmada para educar as crianças virou crime Lei 8.069, que institui o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). As palmadinhas dividem a opinião dos psicólogos. Alguns dizem que deve ser integrada na educação apresentando bons resultados, outros alegam que causa traumas irreversíveis. 


A verdade é que o assunto se torna cômico quando algumas pessoas lembram do respeito imposto pelos pais do passado, os castigos diante das travessuras que não causaram traumas e pelo contrário transformaram os filhos em pessoas de caráter. O mesmo assunto se torna bem sério quando falamos da tortura que não pode ser denominada palmadinha. 

Castigar por amor, conforme nos ensina a bíblia cristã da palavra de Deus é aplicado para que se estabeleça limites e não para degradar a criança moral ou fisicamente. Se os pais encontrassem o equilíbrio entre punir para ensinar e o exagero como ato de martirizar não precisaria de lei para mediação do relacionamento-pai-e-filho.  


Provérbios 13:24- É necessário educar
24 Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga.

Provérbios 19:18- Não torture, não machuque, apenas eduque quando precisar.
18 Castiga o teu filho enquanto há esperança, mas não deixes que o teu ânimo se exalte até o matar. 

Provérbios 20:11- O caráter se forma na infância
11 Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra é pura e reta. 

Provérbios 22:15- A criança é astuta mas a correção extrairá isso dela
15 A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela. 

Provérbios 22:06- A criança apresenta indícios de como será quando adulta
06 Ensina a criança o caminho em que deve andar pois quando crescer não se desviará dele.







Nenhum comentário:

Postar um comentário