sábado, 3 de março de 2012

Venda seu usado antes que seja tarde demais!


O Jornal da Globo da última sexta-feira 03/03/2012 divulgou as novas mudanças financeiras no Governo Dilma. Com a facilidade de crédito para comprar automóveis novos e semi-novos os juros para a compra de carros usados saltou e a tendência é ainda mais forte para que percam o valor até dezembro de 2012 e virem sucata. 



A nossa presidente Dilma Roussef restringiu em absoluto o crédito para financiamento de carros usados, ou seja, os Bancos Brasileiros estão vetados a permitir financiamento daqueles veículos que foram lançados antes de 2001. Os populares Corsas, Gols, Palios, Unos, ano 99, 97, 2000, etc, que o brasileiro preferia comprar para não  estender o tempo pagando prestações, serão barateados, pois não darão mais financiamento. Quem quiser comprar terá que ter o valor à vista, pois o Banco não poderá financiar de acordo com a nova lei do Governo Dilma. 


Desse modo, o concelho de grandes investidores e economistas é que os proprietários de carros populares usados, desses que fizeram um legado de sucesso no passado, vendam seus veículos o mais breve possível para que não tomem prejuízo de mais de 80% nos valores de tabela para 2012. Muitas são as controversas dessa nova lei, ainda há pessoas que têm receio de entrar em financiamentos prolongados. Mesmo que as taxas de juros sejam menores para financiar carros 0km, o custo do IPVA, parcelas, etc, são altos e a quantidade de prestações podem chegar a 7 anos (72x). 



No PAC- Programa de Aceleração do Crescimento, o Governo pretende seguir o modelo de países desenvolvidos como o Japão e EUA fazendo dos carros usados sucata. É necessário no entanto que sejam analisadas as condições dos consumidores brasileiros, a economia, os empregos e os salários. É importante que o brasileiro não complique seu crédito na busca de falsas aparências. 


As facilidades na compra podem ser as mesmas que conduzirão ao SPC e SERASA, pois o país ainda é instável com relação a empregos. Financiar em 24 ou 36 vezes parecia um bom negócio, porque se olharmos a estatística de permanência na maioria dos trabalhadores nas mais diversas empresas, observamos que não chega a 4 anos de estabilidade. Sendo assim, é otimista quem contrai uma dívida de 72x ou 7 anos, visto que muita coisa poderá acontecer nesse período sem contar que até que termine de pagar, o carro será um usado e o sonho do carro novo vira também sucata.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário